sexta-feira, 9 de julho de 2010


Voluntárias, membros do DA, calouros e recuperandos do Regime Fechado

Muitos acontecimentos marcaram o primeiro semestre de 2009 na APAC de Viçosa. Logo no início das atividades acadêmicas da UFV, no dia 5/3, os calouros de Direito da universidade fizeram uma visita com os membros do Diretório Acadêmico 8 de dezembro para conhecer a estrutura da instituição (foto). A visita fez parte da programação organizada pelo D.A. de Direito para a recepção dos novos alunos do curso. Essa iniciativa tem como objetivo introduzir na formação dos novatos uma perspectiva crítica sobre o direito, especialmente sobre um aspecto tão complexo como a situação da execução penal no Brasil.
Outra visita importante marcou as atividades do semestre: dia 18/6, a Polícia Militar da comarca de Leopoldina também veio a Viçosa a fim de conhecer a APAC, num curso de Polícia Comunitária. Os mais de 30 policiais presentes tiveram um panorama do funcionamento da instituição, bem como conheceram todas as dependências do Centro de Recuperação. Esse é um passo extremamente importante para a APAC, na busca de um relacionamento cada vez melhor e mais próximo com a polícia, e também tem extrema importância para a própria polícia, que passa a ver de uma perspectiva diferenciada a situação daquele que cumpre pena, bem como importa em mudanças de perspectiva sobre o seu tratamento.
Mas não foram só as visitas que marcaram esse primeiro semestre! No dia 3/3, ocorreu a formatura de 12 recuperandos em 3 diferentes cursos profissionalizantes: curso de marcenaria básica, curso de marcenária avançada e curso de pizzaiolo. A solenidade de formatura contou com a participação de várias autoridades locais como a presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, o professor Nelson Maciel, empresário local e dono do centro de cursos profissionalizantes CPT (que estabeleceu a parceria com a APAC para o fornecimento dos cursos a fim de melhorar a formação profissional dos recuperandos). É mais um passo para a APAC, proporcionando a facilitação do reingresso dos recuperandos no mercado de trabalho, apesar do preconceito.
Novidades também quanto a APAC de Ubá! No dia 4/5, as voluntárias Ana Lídia, Carol e Nena fizeram uma visita à atual sede da associação, oportunidade em que Nena fez uma palestra para o grupo de voluntários sobre a importância de se trabalhar com a família para obter êxito na aplicação do método. Ubá, ainda não conta com um Centro de Recuperação Social, mas enquanto os voluntários lutam por sua implantação, já iniciam um trabalho com os presidiários do sistema prisional comum de Ubá, bem como com suas famílias.

"Estamos juntos!"